Gestao Pela Qualidade
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RESUMO SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade.

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Mensagem  Angelo Ribeiro de Paiva Qui Nov 12, 2009 1:37 pm

É um sistema de gestão que permite dirigir e controlar uma organização no que respeita à Qualidade (ISO 9000:2000).

O SGQ - Sistema de Gestão da Qualidade, como ferramenta que traz padronização de processos e controle sobre os mesmos, viabiliza medir a eficiência e verificar a eficácia das ações tomadas, com foco específico na satisfação do cliente e na melhoria cotínua dos processos. Esse sistema proporciona segurança à alta direção nas tomadas de decisão, pois possibilita a leitura de indicadores de desempenho precisos e confiáveis. Até o momento, 175 países reconhecem e adotam as normas ISO como parâmetro para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas mais diversas atividades empresariais.

É um conjunto de elementos interligados, integrados na organização, que trabalham coordenados para estabelecer e alcançar o cumprimento da política e dos objectivos da qualidade, dando consistência aos produtos e serviços para que satisfaçam as necessidades e expectativas dos seus clientes

Existe um organismo internacional que dita as normas desse Sistema de Gestão – o ISO – International Organization for Standardization, com sede em Genebra, Suíça. As empresas que se propõem a adotar o SGQ segundo as normas ISO, passam por um longo processo de alinhamento de procedimentos e ajustes tecnológico, físico e de pessoas, além de serem auditadas por organismos certificadores acreditados e, finalmente, a Certificação é concedida.

A ISO 9001:2000 especifica requisitos para a gestão da qualidade quando uma organização :

•Necessita demonstrar sua habilidade em fornecer produtos que atendam às necessidades dos clientes e aos
requisitos regulatórios aplicáveis, e

•Desejam alcançar a satisfação dos clientes através da efetiva aplicação do sistema, incluindo processo para a melhoria contínua do sistema e a garantia de conformidade com os requisitos do cliente e requisitos regulatórios aplicáveis.

Principios de Gestao pela Qualidade

1. Focalização no Cliente
2. Liderança
3. Envolvimento das pessoas
4. Abordagem por Processos
5. Abordagem da Gestão como um Sistema
6. Melhoria Contínua
7. Decisões baseadas em factos
8. Relações de mútuo benefício com os fornecedores

Angelo Ribeiro de Paiva

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Data de inscrição : 05/11/2009

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